O anel de compromisso é muitas das vezes utilizado por casais que querem demonstrar para a sociedade que está havendo um relacionamento sério entre aquelas duas pessoas.

Este anel, normalmente é de prata ou de aço e é utilizado na mão direita, igual ao quando a pessoa está noiva (o).

O anel de compromisso tem sido usado como uma forma de reafirmar o vínculo amoroso existente entre duas pessoas.

Mas será que é realmente preciso comprar um anel de compromisso para demonstrar a existência de um namoro sério?  Esta é a pergunta que muitos casais se fazem, porém, a resposta depende de cada um.

Há casais que realmente sentem a necessidade de comprar uma aliança de compromisso, com a finalidade de dizer que aquele relacionamento não é apenas um namorico, mas sim, que estão se conhecendo, verificando se possuem afinidades e ideais em comuns, o que é muito válido.  Esses casais querem que todos saibam que oficialmente há um comprometimento entre as partes, significando que o namoro atingiu uma nova fase.

Além disso, é utilizada a aliança de prata ou aço, justamente para que não haja entendimento equivocado dos demais, já que não houve pedido de casamento, mas sim que o casal está vivendo um momento muito feliz e que quer sinalizar aquele sentimento por meio de uma aliança.

Os casais que preferem comprar a aliança e compromisso entendem que o uso da peça trará mais segurança para o relacionamento e normalmente passam a utilizar com pelo menos um mês de namoro.

Outros casais preferem não utilizar a aliança de compromisso, justamente para não haver a banalização do ato e entender que alianças somente devem ser usadas quando houver o noivado ou casamento, ou quando um dos dois não concorda em utilizar.

Entretanto, não é uma aliança de compromisso que mudará todo o sentimento que está envolvido naquele relacionamento, já que o amor existente entre o casal não precisa ser demonstrado por meio de uma aliança, que é um símbolo material, mas sim com atitudes e palavras

O uso do anel de compromisso não deve ser tido como obrigatório, assim como também o anel de noivado ou até mesmo o anel de casamento, pois deve haver uma combinação entre os interessados, já que alguns entendem que não será um anel que fará com que as pessoas saibam que está comprometido (a).

O importante é que o casal esteja feliz e antes de comprar o anel de compromisso deve haver o diálogo, justamente para haver um acordo quanto a utilização ou não do anel ou até mesmo utilizar outro objeto como símbolo do amor do casal, sem a necessidade de outras pessoas terem conhecimento.

Demonstrar aos demais que estão em um relacionamento sério por meio de uma aliança de compromisso é algo, que por muitos, considerado cafona, pois subentende-se a existência de um relacionamento, quando o casal está sempre unido  e demonstrando felicidade em todos os momento sem que estão juntos.