Hoje em dia fala-se bastante sobre dietas de baixa ingestão de carboidratos, pois elas anunciam um emagrecimento rápido. Algumas dietas são mais populares que as outras. Você conhece a Dieta Cetogênica e sabe como ela funciona?

A dieta Cetogênica trata-se de uma indução do corpo a um estado de Cetose. Cetose é quando o organismo queima a gordura que utiliza como fonte de energia em vez de queimar açúcar. Esse processo tem a duração de seis semanas e faz com o corpo tenha uma sensação maior de saciedade, visto que apresenta uma quantidade maior de bons lipídios. Cortando os carboidratos, perde-se peso, queima gordura e aumenta a massa muscular.

Basicamente troca-se o carboidrato por fontes de gordura boa. É permitida a ingestão de 15% a 20% de proteína e 5% e 10% de carboidratos. A questão é comer aqueles que possuem baixo índice glicêmico, como por exemplo: a batata doce.

Das carnes você pode comer a de boi, frango, peixe e porco. Estão liberados também alimentos como ovo, azeite, óleo, maionese, gelatina e chás sem açúcar.

Devem-se evitar alimentos com açúcar, como: refrigerantes, bolos, sorvetes, doces em geral. Frutas também não são permitidas, somente em pequenas porções. Legumes, álcool, grãos e amigos também devem ser evitados.

É uma dieta que apresenta benefícios contra doenças como diabetes, epilepsia, câncer e doença de Alzheimer.

É normal que no começo você sinta um cansaço extra, dificuldade de concentração, problemas para dormir e dores de cabeça. Lembre que é um processo de adaptação, você pode tentar diminuir os efeitos começando de forma mais leve. O seu corpo vai acostumando aos poucos.

Você pode estar se perguntando o quanto se perde com essa dieta. Nutricionistas indicam que varia de acordo com o metabolismo de cada um, mas a média é em torno de 5 kg a 8 kg em um mês. Se você pretende praticar exercícios junto com a dieta, a queima de gordura e o emagrecimento acontecerão bem mais rápidos.

O ideal é que a dieta tenha uma duração de no máximo 30 dias. Dietas restritivas em longo prazo acabam não sendo tão eficazes. A perda de peso acontece logo nos primeiros dias e com o tempo, os resultados diminuem e dietas com menores restrições apresentam os mesmos resultados. Há a opção de se fazer a Dieta Cetogênica Cíclica. Nessa modalidade é possível alternar entre 5 dias consecutivos de dieta e 2 dias, no final de semana por exemplo, alimentação com carboidratos. Isso é ideal para quem pratica exercícios aliado a dieta. Uma dia importante é utilizar suplementos detox como o super slim x emagrecedor.

Não se esqueça de que para toda dieta, o mais importante é que seja feito um acompanhamento com um profissional indicado.

Veja um exemplo de como seria um dia na dieta:

Café da manhã: 1 ovo cozido + 2 fatias de queijo;

Lance da manhã: 1 iogurte sem açúcar + 3 castanhas;

Almoço/Janta: frango ao molho branco com creme de leite + salada de couve manteiga com cebola refogada + 1 maçã de sobremesa.

Lanche da tarde: queijo mascarpone + frutos vermelhos.